segunda-feira, 8 de abril de 2013

IGREJA DE SARDES – UMA ESTRELA MORTA



http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,7790505,00.jpg
 Se uma estrela há 30 anos-luz da terra tivesse explodido há cinco anos – só perceberíamos isso 25 anos depois. Ela apareceria para nós como se nada tivesse mudado, mesmo que já tivesse morrido. Na Terra, continuaríamos a ver a imagem brilhante de seu passado – mas a estrela real já seria história.

            A carta de Cristo a Sardes foi escrita a uma igreja que tinha um problema de imagem. A igreja estava morta, mas exteriormente parecia estar viva, devido ao seu brilhante passado e as suas boas obras que praticavam.

            Temos a tendência de medir a saúde de uma igreja por todas as atividades que observamos nela, mas Deus além das palavras, para a motivação. Apocalipse 3:1 diz: “... Eu sei o que vocês estão fazendo. Vocês dizem que estão vivos, mas, de fato, estão mortos.” Cristo disse à igreja que suas ações não estavam “... ainda de acordo com aquilo que [...] Deus exige” [v. 2]. Em outras palavras, elas não estavam sendo feitas por amor a Deus e em obediência a Ele.

            Nossos motivos são importantes para Deus. Praticamos obras para parecer bem aos olhos de outros, para vencer nossos sentimentos de culpa ou por um sendo de dever? Desde que a demonstração exterior de nossas ações leve as pessoas a pensar que estamos comprometidos, vivos e vibrantes, essas ações não enganarão o Deus que conhece os nossos corações. Pense nas palavras de Deus em 1 Samuel 16:7: “... Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.”.

            Cristo diz aos poucos cristãos remanescentes em Sardes para acordar, reunir forças, lembrar do que aprenderam; do que ouviram e obedecer firmemente [Apoc. 3:2-3]. Seguindo esse modelo, podemos ter a certeza de que nossas vidas estão centradas em Deus e que nossas motivações são puras e santas.

GREGORY, Kevin. Pão diário: Imagem Falsa. Publicações RBC, 2012, p.79.


Nenhum comentário:

Postar um comentário