sábado, 31 de agosto de 2013

LIDERANÇA EXIGE PACIÊNCIA


          Ter paciência é demonstrar autocontrole [ou “controle de impulso”]. Esta qualidade de caráter é essencial para um líder na medida em que paciência e autocontrole são fundamentos do caráter, e portanto, da liderança. Sem controle sobre nossos desejos básicos e caprichos, dificilmente reagiremos corretamente em situações embaraçosas.
Há quem admita ser mal-humorado e até confesse suas explosões de raiva com os outros. Todos se apressam, porém, a defender seu comportamento com alegações do tipo: “É assim que eu sou”, “sempre tive a cabeça quente” ou “sou igual a meu pai”.
          Quando ouço esse tipo de alegação, costumo perguntar: “quando foi a última vez em que você perdeu o controle e teve um acesso de raiva com o presidente da empresa em que trabalha? Ou com um cliente importante?”
          A resposta é sempre a mesma: “Nunca!” Ao que comento: “Não é curioso que você seja capaz de se controlar com o presidente ou um cliente, mas não com as pessoas que trabalham para você? Por que acha que isso acontece?”
 
HUNTER. James C. Como se tornar um líder servidor: Os princípios de liderança de o monge e o executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário