sexta-feira, 27 de setembro de 2013

INDICADORES SEGUROS DA VONTADE DE DEUS



1 A PALAVRA DE DEUS

            Para nos orientarmos em todas as nossas decisões cotidianas, precisamos examinar detidamente as Escrituras Sagradas. O Senhor Jesus disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” (Mt. 22:29). Não é o caso de abrirmos a Bíblia de qualquer jeito, em uma hora crucial, e concluir que o primeiro versículo achado é a resposta de Deus para aquela situação específica. Quando examinamos a Palavra de Deus, temos de analisar os princípios que ela nos ensina.

2  ORAÇÃO

            Pela prática da oração o nosso oração e a nossa mente passam a assimilar suavemente a vontade de Deus. Ela passa a incorporar-se a nós como se fosse a nossa própria. O segredo de uma vida vitoriosa é permitirmos que a nossa vontade seja derrotada pela soberana e sábia vontade de Deus. E isso acontece principalmente no palco da oração.

3 A MEDITAÇÃO

            Não se refere à meditação com significado de abstração inútil, alienante ou transcendental, tão em moda nas religiões de influência transcendental. Na realidade, a mediação cristã tem um conteúdo: os pensamentos de Deus. A nossa mente passa a ocupar-se dos textos da Palavra de Deus, buscando absorver todo o seu significado.

4 O BOM SENSO

            Uma coisa sempre deve ser considerada: Deus nos deu uma cabeça para pensar. O bom senso é fator importante em todas as decisões que tomamos. É certo que a lógica divina nem sempre convence a lógica humana. Mas, quando o raciocínio humano está orientado de fato pelo Espírito de Deus, o bom senso há de confirmar as outras indicações da vontade divina. I Cor. 2:16

5 OS CONSELHOS SÁBIOS

            Na hora de uma decisão importante pode ser muito útil conversar com uma pessoa madura espiritualmente e de nossa confiança. “Na multidão de conselhos há segurança” Prov. 11:14. Mas, há muita gente dando conselhos irresponsáveis por aí - Sal 1:1. Os conselheiros adequados são pessoas salvas, que tenham maturidade espiritual e sejam merecedoras de plena confiança.

6 AS CIRCUNSTÂNCIAS

Muitas vezes Deus revela a sua vontade através de portas que se abrem ou portas que se fecham. Entretanto, isso nem sempre funciona de forma tão simples assim. De algum modo, o princípio pode ser sintetizado da seguinte maneira: Não entre em uma porta aberta que você não tenha certeza de que foi Deus que abriu. Não desista de bater em uma porta fechada, a não ser que tenha certeza de que foi Deus quem a fechou.     

7 OS SINAIS ESPECÍFICOS
            O sinal específico só deve ser pedido a Deus quando todos os outros indicadores foram consultados e nos dão razoável certeza, mas precisamos de uma confirmação. Devemos pedir a Deus também a sabedoria para escolher o sinal específico que dele esperamos. Não é adequado pedir um sinal absurdo ou infantil. Gideão foi um exemplo de decisão tomada a partir de um sinal específico pedido a Deus: a lã no orvalho. Jz 6:36-40.


Maturidade Cristã: Ministério do discipulado. 23 ed. Rio de Janeiro: Missões nacionais, 2002. [Adaptado]

Nenhum comentário:

Postar um comentário