quarta-feira, 11 de maio de 2016

AMOR AO PRÓXIMO E A SI MESMO



Amar o próximo como a si mesmo é parte do grande mandamento. A outra forma de dizê-lo é ame a si mesmo como o seu próximo. Ame a si mesmo, não de forma egoísta, autogratificante, mas ame a si mesmo como você amaria seu amigo no sentido de cuidar de si, alimentar-se, procurar entender, confortar e fortalecer a si mesmo.

Os pastores de maneira específica, e pessoas nas profissões de ajuda, em geral, são famosos por negligenciar a si mesmo, tendo como resultado se tornarem tão incapazes ou aleijados quanto as pessoas que tenta, ajudar. Assim não são mais muito úteis para ninguém.

Se sua filha estiver lutando pela vida em meio a forte correnteza, você não a salvará pulando na água, pois certamente ambos se afogarão. Você mantém os pés na beira seca do rio – procura manter sua paz interior, o que há de mais forte e melhor em você – e do terreno sólido você estende a mão para salvar.

‘Cuide de si mesmo’ significa não se intrometer nas vidas das pessoas porque no final elas terão de viver suas próprias vidas. Mas significa também prestar atenção a sua própria vida, à sua saúde e integridade por amor de si mesmo e, no final por amor daqueles a quem você ama. Cuide de si para que possa cuidar deles. Um coração sangrando não pode ajudar a ninguém se sangrar até a morte.

Yancey, Philip. Igreja quem se importa. São Paulo: Vida Nova, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário